Inscrições para a OBMEP 2018 já estão abertas

A sua escola integra a rede pública de um município muito pequeno? Ou funciona em uma metrópole? Trata-se de um colégio particular de grande porte? É uma escola indígena? Não importa a resposta: todas as instituições de ensino do país estão convidadas para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que, a partir desta quarta-feira (21), recebe inscrições para a sua 14ª edição.

Escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que atuem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, podem participar da maior competição científica do Brasil, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). No ano passado, 18,2 milhões de estudantes de 99,6% dos municípios brasileiros se inscreverem na OBMEP, que, pela primeira vez, foi aberta também para os colégios particulares.

A inscrição deve ser realizada pelas escolas, por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível exclusivamente na página da OBMEP (www.obmep.org.br). O prazo se encerra em 2 de abril, mas não deixe para a última hora. As provas serão aplicadas nos dias 5 de junho (1ª fase) e 15 de setembro (2ª fase). A divulgação dos vencedores também já tem data: 21 de novembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC) e integra as atividades do Biênio da Matemática Gomes de Sousa 2017-2018.

Para quem não sabe, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Estudos independentes já revelaram o impacto efetivo da olimpíada nos resultados de Matemática. Escolas que participaram ativamente da competição, aponta trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

E então, você ficará de fora?

Fonte: IMPA
Link da noticia original: https://impa.br/page-noticias/inscricoes-para-a-obmep-2018-ja-estao-abertas/