MA42 – Avaliação Educacional

Geometria Analítica

  • Introdução da temática do curso a partir da discussão proposta no Exercício 1.1 – O que é avaliar? Por que avaliar? Para que avaliar? O quê avaliar? Como avaliar? A linha do tempo dos processos nacionais de Avaliação de Larga Escala
  • A ANA, a ANEB e a Prova Brasil – análise comparativa. Matrizes de Referência de Matemática para o SAEB
  • Construção das escalas de proficiência do SAEB e da Prova Brasil; o IDEB. A Provinha Brasil e seus desdobramentos
  • O ENEM, o ENCCEJA, o SISU e a política de inclusão social nas instituições de ensino superior
  • O SINAES – contextualização, terminologias; o ENADE – matrizes de referência; Indicadores associados ao SINAES – CPC, Nota dos concluintes no Enade e o Conceito Enade
  • Ajuste de curvas pelo método dos mínimos quadrados e modelos de regressão linear – aplicação ao cálculo do IDD
  • Cálculo do IGC, dos conceitos de curso e de instituição
  • A teoria de resposta ao item – interpretação do modelo de três parâmetros
  • Comparação com a teoria clássica
  • Exemplos de aplicação da TRI
  • Construção da escala de proficiência usando a TRI
  • Estimação dos parâmetros dos itens na TRI – cálculo das equações de estimação
  • Aplicação do método de Newton-Raphson
  • Estimação das habilidades na TRI
  • Comparação de escores
  • Discussão sobre contextualização, interdisciplinaridade, classificação dos itens quanto ao formato; diferença entre medir e avaliar; conceito de competência
  • Estrutura básica de um item de múltipla escolha – recomendações gerais; itens de complementação simples, de interpretação, de resposta única, de resposta múltipla, de asserção razão e itens abertos: recomendações específicas
  • Oficina de elaboração e revisão de itens de acordo com as técnicas
  • Avaliação da aprendizagem em sala de aula: um meio para regular a aprendizagem dos alunos