Perguntas Frequentes

Quando serão abertas as inscrições para o próximo Exame Nacional de Acesso (ENA) do Profmat?

R.: As inscrições para o próximo Exame Nacional de Acesso serão abertas no dia 01 de agosto de 2017, conforme Edital publicado no sítio do Profmat.

Qual a forma de ingresso no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT?

R.: O ingresso no Profmat dar-se- á exclusivamente por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), o qual é regulamentado por Edital, publicado previamente no sítio do PROFMAT (http://www.profmat-sbm.org.br). O ENA ocorre uma vez por ano.

O Profmat é um mestrado presencial, semipresencial ou à distância?

R.: O Profmat é um mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional.

O Profmat é um mestrado pago?

R.: Não é pago. As instituições de ensino superior que ofertam o Profmat asseguram o caráter de gratuidade do Programa.

Somente portadores de diploma de graduação em Matemática podem fazer o Profmat?

R.: Não. Poderão inscrever-se no exame de ingresso ao Profmat os portadores de diploma de curso de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, respeitando-se as normas de cada instituição que oferta o mestrado.

Qual a diferença entre mestrado acadêmico e mestrado profissional?

R.: “Mestrado Profissional” é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002). Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável por regular a oferta de programas de mestrado profissional por meio de chamadas públicas e avaliar os cursos oferecidos. Referência: Portal CAPES. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/pos-graduacao-stricto-sensu/7443- sobre-pos- graduacao-stricto- sensu>

Quais serão os dias e horários das aulas do Profmat?

R.: Os dias e horários das aulas do Profmat dependem de cada instituição que oferta o mestrado. Estes dias e horários serão divulgados no Edital, quando da abertura das inscrições para o Exame Nacional de Acesso.

O que é necessário para se inscrever no Exame Nacional de Acesso do Profmat?

R.: A inscrição no Exame será efetuada exclusivamente via internet, na página http://www.profmat-sbm.org.br . O período de inscrição será determinado no Edital. No ato do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, o candidato deverá:

a) Informar dados pessoais de identificação e de contato;
b) Informar dados da sua formação acadêmica (graduação);
c) Informar dados da sua atuação profissional;
d)Selecionar a instituição e o campus onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso e cursar o Profmat.

O que é o Exame Nacional de Qualificação?

R.: O Exame Nacional de Qualificação (ENQ) consiste em uma avaliação escrita, ofertada duas vezes por ano, com questões discursivas, envolvendo os conteúdos das quatro primeiras disciplinas obrigatórias: Números e Funções Reais, Matemática Discreta, Geometria e Aritmética. O ENQ é elaborado e corrigido pela Comissão Nacional de Avaliação dos Discentes.

O ingresso no Profmat é garantia de concessão de bolsa de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)?

R.: O aluno do Profmat não tem garantia de bolsa de estudo da CAPES. A concessão da bolsa de estudo ao discente do mestrado é de exclusiva competência da CAPES, como agência financiadora, em consonância com suas regras e normativas vigentes, o estabelecido no Edital do Exame Nacional de Acesso e demais normas do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). A concessão do quantitativo de bolsas estará condicionada à disponibilidade orçamentária da CAPES.